sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Escalada

Postado por Adrenalina


Montanhismo é um esporte que engloba caminhada e escalada em montanhas. A escalada é um esporte que se pode praticar tanto individualmente como em grupo. Existem várias modalidades de escalada: escalada de bloco (ou boulder), esportiva, artificial, indoor, tradicional, bigwall, alpina e em alta montanha(Alpinismo).

A escalada de bloco consiste em subir uma rocha ou um muro de treino em que se privilegia mais a força física de explosão em detrimento da resistência física. Regra geral, os problemas de bloco envolvem poucos passos. É comum o recurso a crashpads para minimização dos efeitos de uma possível queda do escalador. Existem várias escalas de graduação sendo as mais conhecidas as escalas de Fontainebleau e de . No Brasil utiliza-se um tipo de graduação mista, numa combinação entre números,letras e algarismos romanos, que acompanha sensivelmente a escala francesa (Fontainebleau).(ex: 6(grau geral da via) VIIc(grau do lance mais difícil) A2(grau do lance em artificial, se existente) E3 (grau da exposição da via) D3 (duração estimada da via)500 metros(tamanho da via). Por outro lado, a escalada de falésia (esportiva,indoor)já consiste em escalar vias (em rocha ou muro de treino) com uma altura considerável onde é privilegiada a resistência física do atleta. Regra geral, a escalada de falésia é feita com recurso a vários equipamentos de segurança(como por exemplo mosquetões, "costuras", arnês, gri-gri) cujo objectivo é assegurar a integridade física do escalador em caso de queda.

A escalada tradicional caracteriza-se geralmente pelo facto de as paredes a subir estarem equipadas com pontos de segurança já fixados (grampos ou chapeletas), que podem distar entre si desde pouco mais de 1 metro até distâncias superiores a 15 metros ("grau de exposição"), determinada pelo conquistador da via, e que não deve ser alterada sem o consentimento do mesmo(ética).

Existem escaladas conhecidas como móveis, pela não existência de pontos fixos de segurança colocados na parede(grampos), pelo que é da competência do escalador, criar os seus próprios pontos de segurança com recursos de materiais especiais camalot, nuts, etc.

Tanto a escalada tradicional como esportiva, são tipos de escalada livre porque o escalador, usa os seus próprios meios (mãos e pés) para poder progredir na parede.

Na escalada artificial o escalador recorre a aparelhos tais como estribo, grampos, móveis, pitons para ajudar na sua progressão.

Em qualquer um destes tipos de escalada acima mencionados, regra geral, o escalador encontra-se preso por uma corda (dinâmica). Há, no entanto quem prefira não usar qualquer tipo de corda. É o que se chama "solo". O mais importante é que a escalada é um esporte considerado de risco, portanto o conhecimento das técnicas de escalada é obrigatório a todos que desejam praticá-lo, dando preferência para cursos homologados pelas associações ou federações de escalada(ex: FEMERJ, FEMESP, AGUIPERJ, CLUBES EXCURSIONISTAS.)

0 comentários:

Postar um comentário